Páginas

28 julho 2011

As Viradas históricas do futebol !

A noite do dia 27 de julho de 2011 jamais será esquecida pelos amantes do futebol. A partida antológica que terminou com a vitória do Flamengo sobre o Santos por 5 a 4, após o Peixe abrir 3 a 0 em 26 minutos, fez lembrar viradas históricas que ocorrem no futebol desde sua criação, em 1863. Confira abaixo algumas viradas que marcaram a História do futebol.Palmeiras 3 x 4 Vasco (Final da Copa Mercosul 2000)


Chamada de 'A Virada do Século', a partida foi a última de uma série de três jogos para definir o campeão da Copa Mercosul de 2000. O Vasco ganhou a primeira por 2 a 0, o Palmeiras triunfou na segunda por 1 a 0 e quem ganhasse o duelo no Parque Antarctica levaria o troféu. O Alviverde fez 3 a 0 no primeiro tempo com Arce, Magrão e Tuta e desceu para os vestiários com a mão na taça. Porém, o Vasco contava em seu elenco com jogadores como Romário, Juninhos (Pernambucano e Paulista) e Viola. E na volta do intervalo, o impossível começou a acontecer. Entre 13 e 23 minutos, o Baixinho marcou dois de pênalti. O jogo seguiu nervoso e o Cruz-maltino empatou com Juninho Paulista. Com o resultado, a partida iria para os pênaltis, mas o 'Gênio da grande área' tratou de dar números finais ao jogo e fazer a torcida vascaína vibrar.Milan 3 x3 Liverpool (Final da Liga dos Campeões 2004/2005)

O Milan chegou à final da Liga como favorito. O time italiano possuía craques como Maldini, Kaká, Shevchenko e Seedorf. O Liverpool formava uma equipe trabalhadora com um craque, Gerrard, e alguns bons jogadores como Carragher, Xabi Alonso e Dudek. No primeiro tempo, só deu Milan e o time de Milão foi para os vestiários vencendo por 3 a 0, gols de Maldini e Crespo (dois). Os Reds pareciam entregues, mas a garra e a mística que rodeiam o clube apareceu. Em um intervalo de seis minutos, entre nove e 15 minutos, o Liverpool empatou com gols de Gerrard, Šmicer e Xabi Alonso. Nos pênaltis, brilhou a estrela de Dudek, que defendeu as cobranças de Pirlo e Sheva. A disputa terminou 3 a 2 para o maior vencedor inglês de Liga dos Campeões. O Liverpool chegou ao seu quinto título. Nascia o 'Milagre de Istambul'.

Portugal 5 x 3 Coréia do Norte (Quartas de final da Copa 1966)

Depois de eliminar a Itália na primeira fase, a surpresa daquela Copa chegou a aprontar outra vez. Contra Portugal, pelas quartas-de-final, a Coreia do Norte abriu 3 a 0 em 25 minutos de jogo. Mas os lusos contavam com Eusébio, artilheiro da competição, que marcou quatro gols protagonizando aquele que talvez seja o maior resultado da seleção de seu país em todos os tempos.

Áustria 7 x 5 Suíça (Quartas de final da Copa 1954)

Na Copa de 1954, os anfitriões foram surpreendidos pela Austria num jogo que parecia fácil. Antes dos 20 minutos, a Suiça já vencia por 3 a 0. Mas, surpreendentemente, os austríacos fizeram cinco gols em 15 minutos e assumiram a vantagem do placar.No segundo tempo, mais dois gols para cada lado e a Austria avançou às semifinais do torneio.Nigéria 4 x 3 Brasil (Semifinais da Olimpíada de Atlanta 1996)

A Seleção Brasileira chegava às semifinais das Olimpíadas pensando enfrentar a Argentina na final da competição. Pela frente, a Nigéria, que havia sido derrotada pelos brasileiros na fase de grupos. O Brasil contava com astros como Ronaldo, Rivaldo, Bebeto e Roberto Carlos. A Nigéria também tinha uma equipe forte com Kanu, Okocha e Babangida. No primeiro tempo, 3 a 1 para a Seleção. Flávio Conceição (dois) e Bebeto marcaram e Roberto Carlos fez contra para os africanos. Ikpeba, que entrou no intervalo, diminuiu aos 33 do segundo tempo. Nos acréscimos, Kanu empatou e levou a partida para a prorrogação. Na época valia a regra do 'gol de ouro'. E ele saiu. Aos 4 do tempo extra, Kanu tratou de acabar com o jogo e deixar os brasileiros sem a tão sonhada medalha de ouro.

Palmeiras 4 x 2 Flamengo (Quartas da Copa do Brasil 1999)

No jogo de volta em São Paulo, o Palmeiras precisava ganhar por 1 a 0 pois havia perdido por 2 a 1 no Maracanã. E aos 52 segundos de jogo Rodrigo Mendes abriu o placar para o Fla. O Palmeiras foi para cima na base do abafa. Oséas marcou no primeiro lance do segundo tempo. Logo depois Rodrigo Mendes fez 2 a 1. E acabou o encanto do rubro-negro. Júnior empatou novamente. A esta altura o Palmeiras precisava ganhar por dois gols de diferença para ir às semifinais. E aos 41, Euller marcou o terceiro. Dois minutos depois, o Filho do Vento conseguiu o inimaginável e marcou o gol da classificação. O Fla ainda teve tempo de botar uma bola na trave.

Flamengo 5 x 3 Fluminense (Campeonato Carioca 2010)


O jogo não valia muita coisa, pois era pela fase de classificação da Taça Guanabara. Mas a história do Fla-Flu sempre reservou grandes jogos. Em uma das primeiras partidas do 'Império do Amor', como era chamada a dupla Adriano-Vagner Love, o Tricolor tratou de baixar a bola dos rubro-negros e marcou no primeiro tempo com Alan, Conca e Cássio. O Imperador diminuiu. No intervalo, Andrade tirou o ídolo Petkovic e pôs o contestado Vinícius Pacheco. A troca se mostrou acertada. Pacheco mudou o ritmo do Fla. Love e Kleberson empataram, com sete e oito minutos, respectivamente. Adriano decretou a virada aos 37 e aos 44 deu números finais ao placar. A torcida tricolor saiu do estádio antes do apito final incrédula com o que havia acabado de presenciar.

Caxias 4 x 3 Paysandu (Série B 2001)O jogo era válido pelo quadrangular final da Série B daquele ano. Depois de sair perdendo por 3 a 0, em casa, a equipe de Caxias do Sul teve uma reação histórica no segundo tempo. Com três gols do atacante Fábio Araújo e um do meia Gil Baiano, os gaúchos reverteram a desvantagem e se mantiveram vivos na luta pelo acesso. O Caxias acabou em terceiro lugar da Série B daquele ano e não chegou à elite. Mas esse jogo está na história do estádio Centenário.

Olympique 5 x 4 Lille (Supercopa da França 2011/2012)

Curiosamente, no mesmo dia da partida entre Santos e Flamengo, Olympique e Lille travaram um duelo que terminou com o mesmo placar da Vila Belmiro. A partida, que abre a temporada francesa, foi disputada no Marrocos e teve cinco gols nos últimos dez minutos. O primeiro tempo terminou com a vantagem mínima para o Lille, gol de Balmont. Na etapa final começou o show de gols. O atual campeão francês e da Copa da França ampliou e chegou a abrir 3 a 1. Entre 40 e 45, a tradicional equipe de Marseille conseguiu a virada. O Lille conseguiu forças para empatar em 4 a 4 aos 47. E aos 50, Jordan Ayew, filho de Abedi Pelé, finalizou seu hat-trick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este post